sexta-feira, 25 de março de 2011

A folha marcescente do carvalho-negral

Relativamente à persistência das folhas numa árvore existem, essencialmente, dois tipos: árvores de folha perene e árvores de folha não perene.
As árvores de folha perene (persistente) apresentam folha durante todo o ano. Individualmente as folhas vão caindo, mas nunca simultaneamente, tal como acontece no sobreiro, na azinheira ou nos pinheiros, existindo sempre muitas folhas verdes nestas árvore.

Carvalho-negral: uma árvore de folha marcescente

As árvores de folha não perene são aquelas em que durante uma parte do ano as folhas de toda a árvore secam, podendo caír (árvores de folha caduca) ou então permanecem secas na árvore até à Primavera seguinte, altura em que surgem as novas folhas (árvores de folha marcescente).
Uma folha marcescente de carvalho-negral

O carvalho-negral é uma árvore de folha marcescente, ou seja, é essencialmente uma árvore de folha não persistente em que a folha seca na própria árvore, caindo apenas na Primavera. No entanto, alguns carvalhos-negrais apresentem, ocasionalmente, folha caduca.

Carvalho-negral despido de folhas (fim do Inverno)

Se ainda quiserem ver as folhas secas mas ainda pendentes num carvalho-negral apressem-se pois já começam a surgir as primeiras folhas desta Primavera.

Sem comentários:

Enviar um comentário