Tinhamos previsto realizá-la no final do Outono de 2011. Nessa altura os pequenos carvalhos, que cresceram durante a Primavera e o Verão, encontravam-se em repouso vegetativo - estavam sem folhas, preparadas para os rigores de Inverno. Seria a altura ideal para os plantar pois ainda existe alguma tempo para a acomodação das raízes antes de o solo gelar.
No entanto, devido à elevada secura que se tem verificado, foi necessário adiar a plantação. Vamos esperar que a chuva tenha saudades daqueles dias mais sombrios.
Monitorização da seca meteorológica 2011/2012 pelo Instituto de Meteorologia de Portugal
Na zona da Covilhã o clima exibe uma influência mediterrânea, tal como nas restantes vertentes de baixa altitude expostas a Este e Sul na Serra da Estrela. As plantações de Primavera não são tão indicadas como as do fim de Outono devido à secura estival que logo se avizinha. Mas, devido às condições excepcionais de seca moderada/severa que estamos a sentir, e com a possibilidade de ainda ocorrer alguma precipitação significativa, a plantação na Primavera poderá vir a ter maior sucesso... esperemos!
Sem comentários:
Enviar um comentário