Estas sementes são bastante nutritivas e fáceis de recolher, para além de se conservarem secas (mas apenas para comer e não para semear).
Tal como as castanhas, as bolotas são importantes fontes de hidratos de carbono, sendo que as de azinheira suplantam todas as outras em termos de doçura. Não é por acaso que nos montados de azinho que se procede à engorda do porco-preto.
Prato confecionado com bolotas
Devido à associação porco-bolota, esquecemo-nos que a bolota foi utilizada na alimentação humana durante milénios. Para desmistificar um pouco esta ideia, convém referir outros alimentos que os porcos ingerem... batatas, milho e outros cereais, fruta, cogumelos silvestres e até ovos de aves e pequenos coelhos.
Não estão a pensar eliminar todos estes alimentos da vossa alimentação agora que sabem que o porco também os utiliza, pois não? (Já agora, após o porco comer tudo isto... nós comemos o porco).
Existe, finalmente, um livro culinário dedicado à gastronomia da bolota: "O renascer da bolota" do chefe de cozinha Pedro Mendes.
O renascer da Bolota do chefe de cozinha Pedro Mendes
Apesar de ainda não termos confecionado nenhuma das suas receitas, prometemos fazê-lo em breve e publicaremos a nossa experiência gastronómica neste blog!
Pão de bolota
Se procurarem na internet, encontrarão inúmeras receitas para a produção de pão de bolota e de outras formas de as cozinhar. Deixamo-vos aqui alguns links.
Bom apetite!
Podem ainda consultar o seguinte post deste blog: Bolotas na cozinha... e na biblioteca (16 nov 2015)
Podem ainda consultar o seguinte post deste blog: Bolotas na cozinha... e na biblioteca (16 nov 2015)
Bolotas de Sobreiro são boas para alimentação humana?
ResponderEliminarSim. São menos doces que as de azinheira mais mais doces que as dos carvalhos
ResponderEliminar