sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porque não se oferecem flores de carvalhos?

As flores dos carvalhos não são particularmente bonitas. Mas existe uma boa razão para tal.
As flores são as estruturas reprodutoras de muitas plantas. Nas plantas em que a polinização depende da acção dos insectos – polinização entomófila – ocorreram processos evolutivos que transformaram as flores em verdadeiras sedutoras de insectos, provendo-as de cores, aromas e néctares que atraem os polinizadores. As flores que tão bem conhecemos – rosas, orquídeas, malmequeres – são o resultado desta evolução conjunta insectos/plantas.
 Amentilhos masculinos de carvalho-negral

Os carvalhos são anemófilos, ou seja, o pólen é disperso pelo vento. Como a circulação do ar não distingue o “bonito” do “feio”, não se sente atraído por aromas e não se alimenta do néctar das flores, evolutivamente não ocorreram processos que “embelezaram” as flores, sendo estas pouco vistosas.
Pormenor das inflorescências masculinas de carvalho-negral

Os carvalhos são espécies monóicas, ou seja, na mesma planta existem flores masculinas e flores femininas. As femininas são muito pequenas, dificilmente distinguíveis. As flores masculinas distinguem-se bem, formando amentilhos que, dependendo da espécie, pendem na copa destas árvores entre Março e Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário