terça-feira, 3 de julho de 2012

Um ano de bolotas em Coimbra (ano letivo 2011/2012)

O professor Paulo Rios Peralta introduziu em Coimbra o Dia da Bolota numa escola do 1º Ciclo. Eis o que nos conta...


"As comemorações do Dia da Bolota foram integradas num outro projeto já em desenvolvimento denominado Crescer com as árvores.

Este projeto envolveu as cinco turmas do primeiro ano das escolas da Solum e Solum Sul, num total de cerca de 115 alunos.

As atividades desenvolvidas visaram o desenvolvimento nos alunos e respetivas famílias do respeito pela floresta mediterrânica, levando-as a adotarem consciências ecológicas e de sustentabilidade dos ecossistemas.

Nesse sentido, alunos e respetivas famílias foram convidadas a recolherem bolotas que  posteriormente foram semeadas em alfobres e vasos.

Para além desta atividade, os alunos sensibilizaram os das restantes turmas a levarem bolotas para semearem perto de suas casas.


Das bolotas semeadas algumas nasceram e têm vindo a ser cuidadas pelos alunos.

Espera-se que estas venham a ser plantadas em espaço público, em parceria com outras instituições, nomeadamente Câmara Municipal de Coimbra, Junta de Freguesia de St.º António dos Olivais e ICN.
Basicamente foi este o trabalho desenvolvido diretamente com as bolotas.

Para além disso e no âmbito do respeito pela natureza, visitámos o Jardim Botânico no Dia do fascínio das plantas, onde os alunos puderam contactar com diferentes espécies e habitats, criaram trabalhos plásticos com uso de tintas naturais e tiveram a possibilidade de ter umavisita guiada pelo Jardim com o Sr. Professor Doutor Jorge Paiva."

Sem comentários:

Enviar um comentário