segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nunca desistir de um carvalhito

A rega é fundamental para a germinação das bolotas e para o crescimento dos pequenos carvalhos.
Ocasionalmente, alguns carvalhitos secam. Após tantos meses a vê-los crescer, não é com agrado que os vemos secar.
Nesta situação, desistir é a última coisa a fazer. Se continuarmos a regar estes carvalhos, tal como fazemos com os saudáveis, muito frequentemente somos surpreendidos com a sua regeneração.
Deixamos aqui algumas imagens de exemplares de carvalhitos do nosso bolotário que deram novamente sinais de vida devido à rega persistente, mesmo após terem, aparentemente, morrido.

 Regeneração de um carvalho-negral. As novas folhas apresentam os mesmos tons avermelhados que se observam na primavera, apesar de já estarmos no outono.

 No centro desta imagem observa-se uma gema que irá originar as folhas de regeneração. O aspeto do pequeno carvalho-negral é desolador, mas a gema revela que ainda há muita vida nesta planta.

Ficámos um pouco desiludidos quando o único espécime de carvalho-de-monchique do nosso bolotário secou... mas não desistimos! E o resultado está à vista, um novo rebento!

2 comentários:

  1. Um carvalho-de-monchique, também eu queria ter!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rafael
      Quando for ao Algarve contacte-nos (bologta@gmail.com) pois poderemos fornecer indicações solbre a localização destes carvalhos. Se for no outono poderá recolher bolotas. Noutra estação poderá fazer como nós - recolhe um pequeno carvalho que se encontre num local onde nunca se desenvolverá: o nosso foi recolhido num local junto a uma estrada, num daqueles locais que serve de estacionamento a automóveis; também se encontram alguns exemplares muito jovens nas bermas das estradas em sitios que são regularmente limpos de vegetação; a retirada de uma planta desse local não tem qualquer impacto negativo, pelo contrário, pois aí nunca será possivel o seu desenvolvimento.
      Cumprimentos

      Eliminar