domingo, 10 de novembro de 2019

10 de novembro, o Dia Mundial da Bolota

Comemora-se hoje o Dia  Mundial da Bolota.

Esta data é um pretexto para que todos possamos participar ativamente na recuperação das nossas florestas autóctones, os carvalhais.

Recolhê-las e semeá-las no campo ou em vasos, para plantar os carvalhitos no ano seguinte, é tão simples de realizar… e tão importante para a sustentabilidade dos nossos ecossistemas.

Bom Dia Mundial da Bolota!


"Todos os carvalhos desenvolvem-se a partir de uma bolota. É da germinação de muitas destas sementes que se formam os carvalhais. Se queremos participar na conservação da Natureza, necessitamos de recuperá-los. Basta para isso semearmos bolotas. Simples, não é?

Bastaria apenas um dia por ano em que recolhêssemos e semeássemos bolotas de espécies autóctones, diretamente no campo, ou as levássemos para casa e as colocássemos em vasos. No ano seguinte teríamos carvalhos para plantar. 

E quase que basta apenas um dia. Um dia em que a nossa insignificante ação local, na força que a união faz, seja um dia verdadeiramente mundial. Esse dia pode ser qualquer um... mas também pode ter data marcada.

Vamos fazer do dia 10 de novembro um dia de contributo para o nosso mundo. Vamos transformá-lo no Dia Mundial da Bolota."

Excerto do "Manifesto da Bolota" (in Manual da Bolota)






Sem comentários:

Enviar um comentário