domingo, 18 de setembro de 2011

"O Manual da Bolota 2011" - O Dia Mundial da Bolota

A sua origem

Sem a influência do Homem, grande parte do nosso país seria um enorme carvalhal. Quando o percorremos, de Norte para Sul ou do litoral para o interior, observamos, com enorme preocupação, que na maioria do território pouco ou nada existe destas florestas autóctones.
Foi com esta preocupação que iniciámos uma série de actividades de recuperação ambiental.
O Dia Mundial da Bolota, oficialmente, ainda não existe. Este nome arrojado surgiu para chamar a atenção para este problema, sendo um pretexto para a união de esforços no sentido da preservação e recuperação da Natureza e educação ambiental.
Comemorámos, em 2009, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, o 1º Dia Mundial da Bolota. E ainda não conseguimos parar!
O blog “bologta: a bolota que tem um blog”
Este blog funciona como um ponto de encontro através do qual os participantes divulgam as actividades realizadas e a realizar, partilham informações da nossa flora e trocam experiências sobre a germinação e propagação de bolotas e carvalhos, encontrando-se disponível para todas as pessoas.

Comemoração do “Dia Mundial da Bolota”
Durante este dia distribuímos uns pacotinhos com bolotas de carvalhos autóctones de Portugal aos alunos, funcionários e professores da nossa escola.
Estes pacotinhos de papel, com cerca de 15 a 20 bolotas, contêm impressas instruções para a sementeira e germinação destas sementes.
A sementeira pode ser realizada no campo ou em casa, em pequenos vasos, envolvendo, preferencialmente, todas as pessoas lá de casa. Assim, no ano seguinte, todos terão pequenos carvalhos para plantar.
Mas este dia pode ser comemorado de qualquer outra forma (ou mesmo noutra data). O importante é que façamos algo que contribua para a protecção e requalificação da nossa floresta autóctone.
Adesão ao “Dia Mundial da Bolota”
Um movimento conjunto é mais forte e abrangente do que uma iniciativa individual. Só assim faz sentido aderir ao Dia Mundial da Bolota.
Para participar basta que nos contactem, com alguma antecedência, para o seguinte e-mail: bologta@gmail.com. Contactá-los-emos logo de seguida.
Sigam-nos também em http://bologta.blogspot.com.
Uma iniciativa independente
O Dia Mundial da Bolota é uma criação do autor deste manual, tendo surgido em 2009 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã).
É uma iniciativa inteiramente independente que não movimenta qualquer quantia monetária, encargo ou obrigatoriedade de fidelização. O tipo de actividades a implementar fica ao critério dos aderentes, podendo eles próprios criar novas ideias e estratégias que enriqueçam este dia. Pedimos apenas que partilhem connosco o que fizeram e que permitam a divulgação no blog “bologta: a bolota que tem um blog” para que esta iniciativa tome, de ano para ano, uma maior expressão e relevância.

Sem comentários:

Enviar um comentário