segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"O Manual da Bolota 2011" - Bichos... e outros percalços

Aprender com a experiência

Cada bolota é um ser vivo único. Apesar dos carvalhos as produzirem em grande quantidade, apenas uma pequena parte delas originará uma árvore ou arbusto adulto. Não são, por isso, seres programáveis ou obedientes às nossas ordens e desejos. Para cada uma existiria um procedimento próprio e singular, impossível de ser totalmente conhecido.
Apesar deste manual pretender ser um auxiliar para o sucesso da sua germinação e propagação, só com a prática se vão conseguindo, de ano para ano, melhorar os procedimentos e adaptá-los às especificidades de cada espécie e de cada local. Por isso, não desanime se nem tudo correr logo como deseja. Analise o que terá feito correctamente e pense em soluções para melhorar. O importante é nunca desistir!

Lagartas

As bolotas são os locais escolhidos por alguns insectos para que a sua descendência se desenvolva. Por isso, quando se guardam as bolotas, mesmo quando sujeitas a tratamento para eliminar estas “pragas”, irão surgir “visitantes” indesejados capazes de furar papel, cartão e sacos de plástico, podendo aparecer em locais menos próprios. Quanto maior for o tempo entre a recolha e a sementeira, e se a temperatura de acondicionamento for elevada, mais lagartas surgirão.

A espera
Nem todas as bolotas que semeou irão germinar, mesmo que as condições e procedimentos tenham sido perfeitos. E cada uma germinará ao seu ritmo.

Os carvalhos são plantas de crescimento lento. Não espere encontrar, após poucos anos, uma floresta no local onde semeou ou plantou os pequenos carvalhos. Vai demorar mais algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário