quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ajudem-nos a melhorar com as vossas experiências!

Um dos objetivos do Dia Mundial da Bolota consiste em que as escolas, trabalhando em rede, possam ser um motor de mudança para uma nova atitude relativamente ao ambiente, mais ativa e interventiva.

A germinação de bolotas, os cuidados que os carvalhitos necessitam e a dinamização de atividades colocam-nos sempre alguns problemas, sendo a inexperiência, talvez, a principal.
Uma das formas de futuramente contornar esta dificuldade será a partilha de experiências sobre o que correu bem e o que se poderá melhorar. Outro aspeto a partilhar serão as condições de germinação que poderão variar de espécie para espécie, tipo de solo, localização geográfica, entre outros. 
Mais uma ajudinha para o nosso bolotário - carvalhos germinados em casa de uma aluna
Neste sentido, foi pedido a cada escola aderente um pequeno texto para ser publicado neste blog. Deste modo, todos poderemos aprender com todos e ajudar aqueles que de futuro queiram aderir a esta iniciativa. As vossas experiências também contribuirão para que o Manual da Bolota - 2012 - possa ser melhorado.
No entanto, este pedido de colaboração não se restringe às escolas aderentes... qualquer pessoa que tenha alguma experiência na germinação de bolotas e desenvolvimento de carvalhos (nem que seja apenas uma bolota!) poderá enviar-nos um pequeno texto (fotografias opcionais) que teremos todo o gosto em publicar. Bolota a bolota... vamos aprendendo um pouco mais!
Brevemente, iremos publicar um "mini-relatório" com o trabalho desenvolvido este ano. Como germinamos bolotas desde 2007, e porque temos alunos do ensino secundário a dinamizar este projeto, temos alguns resultados experimentais algo extensos, contudo a partilha de resultados e opiniões são importantes e necessários, por muito simples que sejam.

Desde já, muito obrigado a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário