sábado, 10 de novembro de 2012

Hoje é o Dia Mundial da Bolota

Celebra-se hoje o 4º Dia Mundial da Bolota.

Esta data surgiu na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã) em 2009 e tem como principal objectivo a união de esforços com vista à recuperação da nossa floresta autóctone.

Através da recolha de bolotas e a sua sementeira no campo, ou a sementeira em vasos para se obterem pequenos carvalhos para plantar, estaremos a contribuir ativamente para a recuperação dos nossos carvalhais autóctones.
 
Estas bolotas... já estão a celebrar o 4º Dia Mundial da Bolota
Várias escolas, instituições públicas e pessoas por iniciativa individual, a pretexto do Dia Mundial da Bolota, têm dado o seu contributo para que todos nós tenhamos um ambiente melhor. A todos, o nosso obrigado... e um excelente Dia Mundial da Bolota.

2 comentários:

  1. Tenho várias quercíneas autóctones no meu jardim. Há uns anos comprei um carvalho num viveiro que me garantiram ser negral. Fui enganado, saiu-me na rifa um carvalho alvarinho, fiquei com um cromo repetido.
    Este ano semeei algumas bolotas de carvalho negral, as mais gordas e luzidias que encontrei. Espero ter sucesso.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rafael. Sem querer defender o viveirista, ao germinar-se uma bolota, nem sempre se consegue garantir qual a espécie que vai originar. Isto acontece porque os carvalhos hibridizam muito facilmente entre si. O carvalho-alvarinho e o carvalho-negral podem formar híbridos na reprodução, e a bolota resultante pode apresentar mais características de uma espécie do que de outra. Os viveiristas, de um modo geral, também não estão muito preocupados com as espécies que vendem. Infelizmente, para a maioria um carvalho é um carvalho, e basta-lhes...
    Espero que os carvalhos-negrais deem bem por aí (já agora, qual é a altitude da sua residência?.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar