quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O 4º Dia Mundial da Bolota na Escola Secundária Quinta das Palmeiras - Covilhã

O Dia 10 de Novembro coincidiu com um sábado. Ao invés de ser um inconveniente, foi  o pretexto perfeito para que as atividades na nossa escola se realizassem durante a semana que antecedeu esse dia.

Distribuição de pacotinhos com bolotas

Para além da distribuição de pacotinhos com bolotas a alunos, funcionários e professores (distribuíram-se cerca de 400 pacotinhos), realizaram-se workshops sobre bolotas e carvalhos.
 
Workshop sobre bolotas e carvalhos
 
Os alunos participantes aprenderam a semear e germinar bolotas, os cuidados a ter com os carvalhitos e como transplantar as pequenas árvores obtidas pela germinação das sementes.
 
Construção dos pacotinhos para as bolotas

Foram ainda elaborados cartazes alusivos a esta data que ficam em exposição num dos blocos da escola e na biblioteca. Nem todos os trabalhos artísticos elaborados sobre o Dia Mundial da Bolota foram já revelados ao público…serão conhecidos na Festa da Primavera - uma forma de relembrar, nessa nova estação, que as bolotas estarão quase a espreitar.
 
 Empacotamento das bolotas
 
Mas para que se pudesse celebrar o Dia Mundial da Bolota foi necessário recolhê-las no campo. Fomos, novamente, à sua procura num dos poucos carvalhais que ainda restam ao redor da Covilhã. Posteriormente, no laboratório, foram selecionadas as melhores bolotas.

Recolha de bolotas no campo

A não esquecer: todos aqueles que receberam bolotas devem regá-las regularmente de modo a manter elevados os níveis de humidade no solo para que estas sementes não desidratem, e devem estar atentos às condições de luminosidade e temperatura onde os carvalhitos se irão desenvolver...e esperar pela primavera para que resolvam "espreitar" a sua nova casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário