Em 2009 criámos uma data especial – o Dia Mundial da Bolota… um pretexto para a união de esforços no sentido da preservação e recuperação da Natureza e Educação Ambiental.
O Dia Mundial da Bolota é já comemorado um pouco por todo o país… e também em diversos países da Europa, América e Ásia!
Ao longo destes anos, foram milhares as pessoas que aderiram a esta iniciativa, tendo semeado centenas de milhares de bolotas, um pouco por todo o lado.
Para participar, basta recolher previamente bolotas de carvalhos autóctones para que no dia 10 de novembro (ou outra data que vos seja mais conveniente) se realizem as seguintes actividades:
- semear bolotas no campo, a partir das quais se desenvolverão os carvalhos;
- semear bolotas em vasos, para no ano seguinte obter pequenos carvalhos para plantar;
- distribuir bolotas a elementos de uma organização - escolas, escuteiros, etc. - para que as possam semear no campo ou em vasos (terão pequenos carvalhos para serem plantados no próximo ano);
- dinamizar outro tipo de atividades, tais como caminhadas para semear bolotas, workshops sobre sementeira, elaboração de cartazes alusivos a esta data, oficinas de cozinha com receitas de com bolotas...
... ou qualquer ouro tipo de iniciativa que nos lembre que de uma só bolota pode nascer um arbusto, uma árvore ou uma floresta!
A comemoração do Dia Mundial da Bolota não carece de nenhuma inscrição prévia. É uma atividade a ser desenvolvida autonomamente.
Para vos ajudar, disponibilizamos neste blog alguns materiais que vos poderão ser úteis, tais como o Manual da Bolota e um ficheiro editável para a construção de pacotinhos para as bolotas.
Contamos com a vossa participação de modo a que localmente possamos contribuir para a conservação e recuperação dos bosques e florestas autóctones.
E se possível, divulguem esta data para semearmos o Dia Mundial da Bolota um pouco por todo o lado.
Que ótimo, eu quero fazer parte! Vou lhes enviar um e-mail. Abraços!
ResponderEliminar