sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

E as bolotas de 2018 deram uns ricos carvalhitos!!!

As bolotas recolhidas em 2018 foram semeadas no início de 2019.

Para tal, realizámos uma série de workshops em que construíamos vasos específicos para bolotas a partir da reutilização de um resíduo (garrafas de plástico).

As bolotas foram semeadas e informou-se dos cuidados a ter na sua manutenção ao longo de todo o ano (rega, exposição solar, etc.).

Um bom aquecimento num dia bem fresquinho - aprender a cavar!

Algumas destas sessões foram orientadas por alunos do 10º ano da E. S. Quinta das Palmeiras para alunos do 1º, 2º e 3º anos da E. B. 1 do Rodrigo (Covilhã).

Os resultados foram bastante positivos, pois praticamente todas as bolotas semeadas originaram carvalhitos bem viçosos (carvalhos-negrais e sobreiros).

As técnicas quando bem executadas são sempre eficazes, independentemente da idade dos executantes!!!

Para se fazer bem, há que aprender bem...e com quem sabe!

Neste outono voltámos a meter mãos-à-obra e procedemos à plantação, com o precioso apoio técnico do ICNF (e com o indispensável apoio da C. M. Covilhã que assegurou os transportes) e procedemos à plantação numa zona da encosta Este da Serra da Estrela.

Cada aluno levou o seu carvalhito...
...e ajudou à sua plantação (é que as enxadas são bem pesadinhas).

Estas atividades, que envolveram várias entidades -  E. S. Quinta das Palmeiras, E. B. 1 do Rodrigo, ICNF, Associação Guardiões da Serra da Estrela e Câmara Municipal da Covilhã - encontram-se integradas num projecto extremamente interessante de Educação Ambiental - "Rodrigo, Escola Guardiã"...oportunamente divulgaremos mais informações sobre ele.

Vai um sobreirito?

Um nota final bastante importante... a atividade de plantação decorreu num local onde já tinham sido efetuadas outras plantações, sendo que a maioria das árvores foram plantadas onde outras não sobreviveram.

Para uma reflorestação eficaz e duradoura, este é um dos aspetos mais importantes - plantar e gerir. Só assim é que se assegura uma reflorestação a longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário