quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Bolotinhas" de verão

As bolotas atingem o seu estado de maturação entre setembro e novembro, consoante a espécie e as condições ambientais. A formação destas sementes inicia-se na primavera, com a fecundação da oosfera, crescendo à custa dos compostos orgânicos produzidos por fotossíntese nas folhas, especialmente durante o verão.


No primeiro dia desta nova estação deixamos algumas imagens de bolotas de carvalho-negral, ainda muito imaturas, mas cheias de vontade de crescer. Reparem que a "cúpula" e o "aquénio", apesar de muito pouco desenvolvidos, já revelam a sua forma futura.


Do ponto de vista genético, estas sementes são diferentes dos carvalhos em que se encontram, pois resultam de reprodução sexuada. São entidades genéticas únicas, cada uma delas um novo ser vivo, ainda que apenas num estado embrionário muito pouco desenvolvido.

1 comentário:

  1. Muito bom este blog, sempre visito porém este meu primeiro comentário.
    Realmente é impressionante quando estamos diante de uma árvore que pode produzir centenas de novos filhos em apenas um ano. É incrível ver como o ser humano está se tornando um homem que só pensa no agora. Um dia eu estav com meus amigos e encontramos uma nogueira. Colhemos alguma nózes e meu amigos comeram todas as que tinham pego. Eu guardei algumas para plantar. Assim temos árvores para sempre com alimento para novas linhagens que vem por aí. Adoro ver os posts sobre os carvalhos, magníficos.
    Continuem trabalhando pelo bem da natureza eu apoio e ajudo.
    Boa sorte.
    By. MARCO AURÉLIO - BRASIL

    ResponderEliminar