sexta-feira, 12 de março de 2021

Quantas vezes por ano é que um sobreiro produz bolotas?

A maioria dos carvalhos (Quercus sp.) frutificam apenas uma vez por ano, tal como ocorre em muitas outras espécies de árvores. No entanto, os processos evolutivos são muito criativos e, consequentemente, a biodiversidade exprime-se das formas mais variadas e até inesperadas.

No caso dos carvalhos, cujo fruto é a bolota (e simultaneamente a sua semente), na maioria das espécies a floração e consequente polinização ocorre na primavera, concluindo-se o desenvolvimento dos frutos no outono, época em que as bolotas se apresentam acastanhadas, sinal da sua maturação.

Lande de sobreiro

No entanto, este ciclo anual apresenta exceções. O carasaco (Quercus coccifera) apresenta maturações bianais, ou seja, as bolotas maduras resultam da polinização de há duas primaveras atrás. Mas isto será assunto para outro post. Hoje vamos aos sobreiros!

A floração dos sobreiros ocorre, principalmente, entre março e maio. No entanto, ela pode prolongar-se, de um modo difuso, ao longo do verão, até após as primeiras chuvas do outono.

As bolotas resultantes da floração da primavera amadurecem a partir de setembro. As florações mais tardias resultam na frutificação de bolotas que se pode estender ao longo do inverno.

Assim, distinguem-se três épocas de produção:

As primeiras bolotas a amadurecer, logo em setembro e outubro, são as de maiores dimensões e chamam-se "bastão" (na língua Espanhola encontrámos os termos brevas, primerizas ou migueliñas)

As segundas, que amadurecem de outubro a novembro, são um pouco mais pequenas que as anteriores e designam-se "lande" (encontrámos também os termos "landre" e "alandia" e na língua Espanhola segunderas, medianas ou martinencas);

Entrando pelo inverno, entre dezembro e fevereiro surgem umas bolotas ainda mais pequenas e imperfeitras, que não amadurecem na totalidade, chamadas "landisco" (na língua Espanhola encontrámos os termos palomeras ou tardías).

Claro que nesta momento deverão estar curiosos por saber quais são as melhores bolotas para semear...isso só será desvendado no próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário