sábado, 10 de abril de 2010

O Carvalho Americano (Quercus rubra)


O carvalho americano (Quercus rubra)




O carvalho americano (Quercus rubra) é uma árvore de folha caduca e com uma copa ampla e frondosa que pode atingir os 25 a 30 metros de altura, pertencendo à família botânica Fagaceae. É originário da América do Norte, mas actualmente encontra-se difundido por toda a Europa Ocidental.



As suas folhas são ovadas, com 7 a 11 pares de lobos triangulares, sem pêlos e verde-mate na página superior e verde-azuladas ou acinzentadas na inferior, o pé da folha tem cerca de 2,5 a 6 cm, e é amarelado e com a base dilatada e avermelhada. Possui amentilhos amarelo acastanhados como flores e origina como fruto a bolota. A sua casca é lisa, adquirindo fissuras superficiais.



É uma espécie que suporta bem climas frios e exige uma elevada quantidade de pluviosidade, caracterizando-se, assim, os melhores solos por possuírem uma textura fina e um lençol freático abundante.






Actualmente, a madeira do carvalho americano é muito utilizada na indústria imobiliária.



Bolotas originárias do carvalho americano: Designam-se por ter uma maturação bienal, possuindo um aquénio com 2-3 cm, cúpula mais ou menos comprida e pedúnculo frutífero. A sua maturação ocorre de Setembro a Novembro.
A floração do carvalho americano ocorre entre Abril e Maio.



Significado etimológico: Quercus é a designação científica dos carvalhos, azinheiras e sobreiros e rubra (proveniente do latim) designa vermelho.



Foto retirada de: http://www.cm-cabeceiras-basto.pt/files/38/382.jpg

5 comentários:

  1. No título deve constar o nome científico.
    A fotografia é muito fraquinha...
    Utilizam uma linguagem que nem todas as pessoas entenderão. Que tal um pequeno "glossário" (com letra mais pequena) no final, tal como já fizeram para outros aspectos que referiram?

    ResponderEliminar
  2. boa tarde, onde posso arranjar bolotas de carvalho americano, nesta altura do ano? Será possível?

    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Nós recolhemos as bolotas em Outubro/Novembro, mas apenas das espécies autóctones portuguesas. Poderá arranjar bolotas junto de viveiristas ou produtores florestais, apesar de que nesta altura a sua capacidade germinativa ser menor. Em alternativa poderá recolher bolotas/pequenos carvalhitos que se encontrem a germinar junto de carvalhos adultos.
    Muitas pessoas utilizam o carvalho-americano para produção florestal em locais onde poderiam utilizar, por exemplo, o carvalho-alvarinho, uma espécie autóctone portuguesa. Uma alternativa produtiva e mais ecológica.

    ResponderEliminar
  4. ola, estou procurando sementes de carvalho de varias espécies porém aqui no brasil é complicado. alguém pode me informar onde encontro??? se alguém puder enviar para:
    Rua:Vidal Ramos Junior, Nº58, Bairro:Centro, Cidade:Lages,
    Estado:Santa Catarina, Brasil CEP: 88502160

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, sou de SC também. Eu consegui através da BOLOGTA sementes de carvalhos portugueses, de 4 espécies diferentes. Recebi 40 bolotas, tenho 20 que germinaram, o resto se perdeu... Se você quiser alguma muda entre em contato comigo. marco.rockenbach@hotmail.com

      Eliminar