quinta-feira, 31 de maio de 2012

Habitat e distribuição do carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi)

O carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi) é uma espécie característica do litoral centro e sul, encontrando-se maioritariamente na Península Ibérica. Em Portugal, distribui-se pelas Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve.
Habita preferencialmente margens de rios e ribeiros, encostas e fundos de vales, preferindo um clima mediterrâneo temperado e relativamente chuvoso. Distribui-se até aos 1000m de altitude, geralmente em solos ricos em sílica ou pobres em calcário.


(Acedo C., 2004)

Bibliografia:
Acedo C., 2004 - Taxonomia del genero Quercus
Flora Iberica
Portugal-Atlas do Ambiente

5 comentários:

  1. Boa tarde,

    Apesar de este post já ter algum tempo... fiquei com uma dúvida em relação à distribuição da duas sub-espécies de Q. faginea. No link que aqui deixo (naturlink), parece que o mapa de distribuição das duas sub-espécies é exactamente o oposto do que aqui é apresentado?!
    http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/A-distribuicao-do-Carvalho-portugues?bl=1&viewall=true

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Não consegui abrir o link que enviou. De acordo com a Flora Iberica ()http://esqpalmeiras-m.ccems.pt/file.php/1/carecho/Bolota2011/02_041_03_Quercus.pdf) a subsp. broteroi é a que apresenta uma distribuição mais meridional.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Após leitura do texto que aqui indicou, de facto, há contradição.
    Se pesquisar no google.pt "A distribuição do Carvalho-português" terá acesso ao artigo da naturlink.sapo.pt
    O mapa aí apresentado indica uma distribuição diferente. Este tema está a interessar-me bastante porque a ideia que eu tinha era a que vem indicada no texto que indicou e não a apresentada no artigo da naturlink.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar