quinta-feira, 7 de abril de 2016

Carrascos no início da primavera

Os carrascos - Quercus coccifera - são pequenos carvalhos de folha persistente, pelo que apresentam folhas durante todo o ano.

Matagal de Quercus coccifera

Frequentemente, formam matos muito espinhosos - um aspecto característico conferido pelas suas folhas  - onde muito dificilmente podemos progredir a pé.

Matagal de Quercus coccifera - pormenor das folhas do topo de um carrasco

Apesar de continuamente apresentarem folhas, e de não verificarmos a alternância de revestimento característico das espécies de carvalhos caducos, ao longo do ano encontramos diferenças entre as diversas estações do ano.

Gemas em desenvolvimento num carrasco

No início da primavera, das gemas começam a surgir as novas folhas e ramos, permitindo o crescimento e/ou renovação da parte aérea destes arbustos.

As primeiras folhas deste ano

É também nesta estação que os animais se tornam mais activos e muita da biodiversidade de um carvalhal, seja ele arbustivo ou arbóreo, se manifesta.

Borboleta sobre um carrasco (Pararge aegeria, também conhecida como "malhadinha")

Nos carrascais, é possível observarem-se bolotas em plena primavera, mas esta sementes não amadureceram nesta estação. Algumas bolotas desta espécie demoram dois anos a crescer e maturar.

Bolotas de um carrasco na primavera - as que se observam na imagem já não irão crescer mais... simplesmente completaram a sua maturação no outono passado.
Como o seu desenvolvimento foi reduzido, permaneceram muito inseridas dentro da cúpula, não se desprendendo.

As fotografias deste post foram tiradas próximo da nascente do rio Alviela - concelho de Alcanena - no último dia de março de 2016.

Para saberem mais sobre as gemas de carvalhos: De onde surgem as folhas num carvalho-negral?

Sem comentários:

Enviar um comentário