quinta-feira, 7 de abril de 2016

Carrascos no início da primavera

Os carrascos - Quercus coccifera - são pequenos carvalhos de folha persistente, pelo que apresentam folhas durante todo o ano.

Matagal de Quercus coccifera

Frequentemente, formam matos muito espinhosos - um aspecto característico conferido pelas suas folhas  - onde muito dificilmente podemos progredir a pé.

Matagal de Quercus coccifera - pormenor das folhas do topo de um carrasco

Apesar de continuamente apresentarem folhas, e de não verificarmos a alternância de revestimento característico das espécies de carvalhos caducos, ao longo do ano encontramos diferenças entre as diversas estações do ano.

Gemas em desenvolvimento num carrasco

No início da primavera, das gemas começam a surgir as novas folhas e ramos, permitindo o crescimento e/ou renovação da parte aérea destes arbustos.

As primeiras folhas deste ano

É também nesta estação que os animais se tornam mais activos e muita da biodiversidade de um carvalhal, seja ele arbustivo ou arbóreo, se manifesta.

Borboleta sobre um carrasco (Pararge aegeria, também conhecida como "malhadinha")

Nos carrascais, é possível observarem-se bolotas em plena primavera, mas esta sementes não amadureceram nesta estação. Algumas bolotas desta espécie demoram dois anos a crescer e maturar.

Bolotas de um carrasco na primavera - as que se observam na imagem já não irão crescer mais... simplesmente completaram a sua maturação no outono passado.
Como o seu desenvolvimento foi reduzido, permaneceram muito inseridas dentro da cúpula, não se desprendendo.

As fotografias deste post foram tiradas próximo da nascente do rio Alviela - concelho de Alcanena - no último dia de março de 2016.

Para saberem mais sobre as gemas de carvalhos: De onde surgem as folhas num carvalho-negral?

3 comentários:

  1. Estou numa zona rica em carrascos e este ano muito rica na produção de bolota e eu como boa curiosa e estudiosa do que a natureza nos oferece, já aprendi a reduzir a dose de tanino que as torna amargas e tenho-as aproveitado para as sopas quer de feijão , quer de legumes em puré. Mas como há ainda muita bolota e grada gostava de saber como guardá-las para o inverno, tenho um sótão onde disponho de caixas de madeira da fruta onde as posso espalhar. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Vivo numa zona do Oeste bastante rica em carrascos que este ano tiveram uma superprodução de bolotas. Já aprendi a reduzir-lhes o tanino colocando-as de molho por vários dias e posteriormente fervê-las mais do que uma vez, até as poder utilizar - o que tenho feito nos purés das sopas quer de feijão quer de legumes, a minha duvida é se as bolotas se aguentam durante o inverno ao natural. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Para o armazenamento de bolotas, aconselho um termotratamento prévio (2 horas a 42ºC) de modo a eliminar o possível desenvolvimento de "bichos". O armazenamento deve ser feito de modo a que as bolotas não percam humidade, pois isso mata o embrião, mas de maneira que não fiquem cheias de bolor. Costumo utilizar recipientes arejados (ex.: garrafões com furos), colocados num local muito fresco, previamente pulverizadas com um pouco de álcool para evitar o desenvolvimento de fungos... mas o sentido do armazenamento é manter as bolotas para sementeira e não para consumo... e agora fiquei curioso com as suas receitas. Não quer deixar aqui umas dicas?

    ResponderEliminar