No site do ICNF encontramos a seguinte informação, relativa a Arvoredo de Interesse Público (Link para AIP):
"Árvores Monumentais de Portugal
Devido ao clima propício, existem em Portugal árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico e são estas árvores que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas considera como “Monumentais”, classificando-as de Interesse Público.
Estas árvores apresentam um valor patrimonial elevado, tendo algumas delas ligação direta com a nossa história e cultura. Tratam-se de exemplares que se encontram isolados ou em conjunto, localizados muitas vezes em jardins públicos, no meio urbano e em diversos locais emblemáticos, tais como igrejas, ermidas e fontes, entre outros."
Este site disponibiliza uma base de dados sobre AIP (Link para pesquisa).
A título de exemplo, referimos o carvalho-alvarinho do terreiro do Santuário de São Silvestre, na União das Freguesias de Cardielos e Serreleis, em Viana do Castelo (ver imagem e link abaixo).
Carvalho-alvarinho classificado no monte de São Silvestre, União das Freguesias de Cardielos e Serreleis (Viana do Castelo). Ver link original
Recentemente, foi publicado um artigo (Artigo Paulo Mourão e Vitor Martinho) em que se refere o potencial desaparecimento de muitas árvores de interesse público potencial e tece algumas considerações relevantes sobre o processo de classificação.
Este tema foi notícia em vários órgão de comunicação social. Deixamo-vos aqui alguns links:
E pela vossa terra, acham que há por aí árvores que mereçam a nossa especial atenção, nomeadamente alguns carvalhos? Porque não classificá-los? Ficariam melhor protegidos e poderiam despertar uma maior consciência ambiental e de pertença da comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário