segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Manual ilustrado de espécies da flora portuguesa

Um dos grandes motivos para a preservação das nossas florestas autóctones é a preservação da biodiversidade a elas associada.

Quando nos referimos a uma floresta, devemos ter sempre em perspetiva que a "área de influência" de um determinado conjunto de árvores não se esgota nas sombras das suas copas.


Além do subcoberto de um bosque, das clareiras que entretanto se formam, dos habitats subterrâneos que se desenvolvem, das dinâmicas dos fluxos hidrológicos e de nutrientes que são compartilhados por diversos ecossistemas, a biodiversidade proporcionada por uma floresta autóctone estende-se muito para além dela (ex.: as folhas dos carvalhos ao serem decompostos nos rios influenciam os habitats aquáticos a juzante de um modo distinto do efeito nefasto das folhas de eucaliptos no input orgânico dos cursos de água).


Manual ilustrado de espécies de flora portuguesa (vol. II)

São muitas as espécies de plantas que podemos encontrar ao logo do nosso território, consequência direta ou indireta das dinâmicas dos nossos principais ecossistemas naturais, os carvalhais.

A Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural possui uma mediateca onde encontramos algumas obras de grande interesse, tal como o "Manual ilustrado de espécies da flora portuguesa (volumes I e II)" aos quais poderão aceder nos links abaixo das imagens anteriores.

Boas descobertas!

Sem comentários:

Enviar um comentário