sexta-feira, 8 de abril de 2011

A germinação das bolotas

A exposição ao sol e a absorção de água  provoca um aumento de volume da bolota, provocando o rompimento do seu revestimento (tegumento).
Seguidamente, a radícula irrompe, originando uma pequena raíz que cresce em direcção ao solo.

Bolota no início da sua germinação: a radícula é a primeira estrutura a surgir no exterior

Olhando para uma bolota colocada num vaso e que esteja no início da sua germinação, nem sempre nos damos conta que este fenómeno já está a ocorrer pois a raíz forma-se antes de se observar qualquer estrutura aérea.
Nesta fase, ao tocarmos levemente na bolota, esta parece estar presa ao solo, sinal que a raíz já se encontra em desenvolvimento (não convém mexer na semente pois podemos danificar a pequena raíz).

Nesta bolota observa-se a raíz já bem desenvolvida, enquanto que a parte aérea começa a diferenciar-se

Posteriormente, o caulículo cresce, em sentido oposto ao da raiz (germinação epígea), o que vai originar o caule e as pequenas folhas.

8 comentários:

  1. Prezados, acabei de receber algumas bolotas de carvalho vindos da alemanha, estou localizado no sudeste do Brazil, sei que o carvalho não pertence ao nosso clima, mas gostaria de tentar germinar as bolotas e cultivar algumas arvores, mas pergunto:

    Como devo planta-lo?
    A bolota deve ficar abaixo da terra ou sobre ela?

    Qual posição da semente?

    Se puderes me ajudar com algumas informações agradeço.

    Obrigado

    Sidnei
    vendas@barril.com.br

    ResponderEliminar
  2. Olá Sidnei.
    As bolotas deverão ser colocadas num pequeno buraco cuja profundidade não ultrapasse o tamanho da semente. Assim, se as bolotas tiverem 3cm de comprimento devem ser colocadas numa cova com 3cm de profundidade e tapadas com terra. As bolotas são constituidas pela semente (aquénio) e por uma cúpula. No solo coloca-se apenas a semente, preferencialmente, na horizontal.
    Tenha atenção ao facto de estar a introduzir uma espécie exótica. Se as árvores se desenvolverem deve ficar atento para evitar um possivel e indesejavel, ainda que muito pouco provavel, propagação da espécie.
    Já agora, qual é a espécie? Como é que conseguiu as bolotas?
    Quando quiser pode contactar-nos pelo nosso e-mail bologta@gmail.com
    No blog existem muitas informações uteis que poderá consultar.

    ResponderEliminar
  3. Olá, consegui uma bolota de carvalho de uma amiga que veio da Europa. Por eu ser pagão, cultuador da religiosidade Celta, gostaria de ter um carvalho em meu jardim. Plantei a bolota, não sabia como proceder no plantio, e a enterrei na vertical. Ao ler sua postagem, desenterrei a bolota que já estava plantada a em média 30 dias. Percebi que a única coisa que ocorreu é que ela estava bem inchada, maior. A deitei e tornei a enterrar, segundo o procedimento passado por você. Não haviam raízes, nem nenhum sinal de desenvolvimento. Caso não consiga que germine, vocês poderiam enviar para mim bolotas de carvalho para que eu plante uma a uma, mesmo que demore para que eu possa ter uma árvore em meu quintal? Pois para mim ela é sagrada e muito importante. Se houverem custas de envio, eu as pagaria. Muito Obrigado. Amo muito as árvores de carvalho. E gostaria também de saber se é normal não ter sinais em 30 dias, quanto tempo em média demora a germinar. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa noite. Gostaria de saber quais são os fatores abióticos que influenciam a germinação das bolotas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês.

      As bolotas são sementes muito nutritivas, o que leva a que muitos animais se alimentem delas. Devido à sua abundância no outono, algumas aves (como o gaio) e mamíferos (como ratos-do-campo) guardam-nas no solo. Como se irão esquecer de algumas, elas germinarão na primavera, originando os pequenos carvalhos. Assim, as condições ambientais da primavera, levam à germinação das pequenas árvores. respondendo à tua questão, os principais fatores abióticos que levam à germinação das bolotas são: humidade (chuva ou degelo na primavera); temperatura (aumento devido ao fim do inverno); luz (a exposição à luz solar pode induzir a germinação)

      Eliminar
  5. Olá !! Eu estou a fazer um trabalho para Ciências e gostava de saber como é que a bolota germina até chegar a carvalho. Se me puderem responder agradeço!

    ResponderEliminar
  6. Olá. De um modo geral, as bolotas amadurecem no outono, altura em que caem para o chão e são comidas por vários animais. Muitos animais, como o gaio e ratos-do-campo, escondem as bolotas em vários locais, como reserva alimentar para o resto do ano... no entanto, algumas ficam esquecidas.
    Desde que a bolota permaneça com alguma humidade no interior - um pouco acima de 40% - ao chegar a primavera ela germina. A primeira estrutura é a radícula, da qual se desenvolve a raiz, e posteriormente surge a parte aérea, que originará o caule, folhas e ramos. E assim se forma um pequeno carvalhito!
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  7. Se estão interessados, podem procurar no site https://sementesdeportugal.pt/, que possui mais de 340 espécies de plantas autóctones de Portugal, incluindo o carvalho (várias subespécies consoante a região do país). Têm loja online e enviam as sementes por correio. Não esquecer que as sementes de carvalho devem, antes da plantação, serem colocadas em água: se flutuarem deitem fora pois não estão boas.

    ResponderEliminar