quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bolotas na cozinha

Sabem qual era uma das principais bases alimentares em "Portugal" antes da introdução dos cereais, da batata e, provavelmente, da castanha??? Bolotas!!!

Estas sementes são bastante nutritivas e fáceis de recolher, para além de se conservarem secas (mas apenas para comer e não para semear).

Tal como as castanhas, as bolotas são importantes fontes de hidratos de carbono, sendo que as de azinheira suplantam todas as outras em termos de doçura. Não é por acaso que nos montados de azinho que se procede à engorda do porco-preto.

Prato confecionado com bolotas

Devido à associação porco-bolota, esquecemo-nos que a bolota foi utilizada na alimentação humana durante milénios. Para desmistificar um pouco esta ideia, convém referir outros alimentos que os porcos ingerem... batatas, milho e outros cereais, fruta, cogumelos silvestres e até ovos de aves e pequenos coelhos.

Não estão a pensar eliminar todos estes alimentos da vossa alimentação agora que sabem que o porco também os utiliza, pois não? (Já agora, após o porco comer tudo isto... nós comemos o porco).

Existe, finalmente, um livro culinário dedicado à gastronomia da bolota: "O renascer da bolota" do chefe de cozinha Pedro Mendes.

O renascer da Bolota do chefe de cozinha Pedro Mendes


Apesar de ainda não termos confecionado nenhuma das suas receitas, prometemos fazê-lo em breve e publicaremos a nossa experiência gastronómica neste blog!

 Pão de bolota

Se procurarem na internet, encontrarão inúmeras receitas para a produção de pão de bolota e de outras formas de as cozinhar. Deixamo-vos aqui alguns links.




Bom apetite!

Podem ainda consultar o seguinte post deste blog: Bolotas na cozinha... e na biblioteca (16 nov 2015)

2 comentários:

  1. Bolotas de Sobreiro são boas para alimentação humana?

    ResponderEliminar
  2. Sim. São menos doces que as de azinheira mais mais doces que as dos carvalhos

    ResponderEliminar