sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Na próxima terça-feira vamos apanhar (muitas) bolotas!

O Dia Mundial da Bolota aproxima-se e os carvalhos estão cada vez mais carregados com as suas sementes. Está então na altura de apanhar as bolotas.

Na próxima terça-feira iremos realizar uma saída de campo e temos um objetivo bastante ambicioso. No ano passado recolhemos cerca de 10.000 bolotas. Este ano teremos que ultrapassar este valor.

Mas como é que poderemos saber o número (aproximado) de bolotas que recolhemos? Contar uma a uma não é viável, sobretudo se tivermos uma quantidade significativa... é por isso que iremos levar garrafões de água vazios.

Recolha de bolotas em 2103

Para além de serem uns bons recipientes (não se rompem como os sacos), permitem obter um valor aproximado do número de sementes recolhidas, pois num garrafão de 5 litros cabem cerca de 500 bolotas de carvalho-negral (Quercus pyrenaica)  - (Ver "Bolotas engarrafadas")

Em alternativa, podemos estimar o número de sementes recolhidas a partir do peso total - (Ver "Qual a quantidade de bolotas que devo recolher?")

Recolha de bolotas em 2103

Mas nesta saída de campo também teremos outras tarefas para realizar. Em plena Natureza podemos ter uma aula bem mais "realista" pois facilmente observamos elementos da fauna, flora e da geomorfologia (preparem-se para identificarem alguns seres vivos e tipos de rochas - não se esqueçam da máquina digital e de um bloco de notas). A interpretação de relações e dinâmicas dos ecossistemas também será uma das atividades a desenvolver.

E claro, não esquecer de levar roupa e calçado adequado às condições atmosféricas e à prática de uma caminhada e um pequeno lanche (água incluída).

Para saberem o tempo que estará: Tempo na Covilhã


Sem comentários:

Enviar um comentário