quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quanto tempo devo guardar as bolotas?

Algumas bolotas seleccionadas pelas turmas 11ºA e 11ºC.
Em 2007 recolheram-se cerca de 60 Kg de "boas" bolotas.
Em 2009 recolheram-se cerca de 55 Kg de "boas" bolotas.

O ideal é semear as bolotas o mais rapidamente possível.

Com o passar do tempo elas perdem capacidade de germinação e os ovos de insectos que praticamente todas elas possuem eclodem e as bolotas ficam “bichosas”.

Outro inconveniente de se guardarem bolotas muito tempo é que as larvas de insectos que se alimentam delas começam a invadir a nossa casa.

Podemos guardar as bolotas no frigorífico para as semear até uma a duas semanas após a sua colheita.

Se optarmos por guardá-las vários meses, devemos escolher um local fresco e arejado de modo a evitar a sua contaminação por fungos. Há quem opte por guardá-las em caixas com areia.

Devem ser sempre asseguradas condições que mantenham o embrião (no interior da bolota) com elevada humidade. Se o embrião desidratar não germinará.

4 comentários:

  1. Deixe-me só clarificar e esclarecer uma coisa, as bolotas assim como praticamente todas as sementes das angiospérmicas (folhosas), são sementes recalcitrantes, ou seja necessitam de um determinado teor de humidade para serem sementes viáveis. Por isso devem somente ser guardadas em câmaras frigoríficas ("local fresco, seco e arejado, de modo a evitar a sua contaminação por fungos"), nunca guardadas em caixas de areia com grão muito grosso. Isso apenas se aplicas as sementes ortodoxas (sementes maioritariamente de gimnospérmicas ou resinosas).
    Parabéns pelo blog, e pela iniciativa. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Obrigado pelo contributo.
    Felizmente não temos grande experiência em guardar bolotas pois como as distribuímos todas, o que colocamos neste post foi o resultado de pesquisa bibliográfica (COSTA M. A. S. (1993). Silvicultura Geral. Litexa Editora).
    Será que nos pode ajudar e indicar-nos onde se pode obter mais informação sobre o armazenamento de sementes?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Costumo apanhar muitas bolotas para a alimentação dos animais mas tenho sempre o mesmo problema que é a conservação até tarde. Além da sugestão do sr Gameiro, qual a melhor forma de as guardar até tarde? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Para a alimentação animal o problema maior consiste em não permitir que sejam atacadas por bichos ou fungos.
      Uma das formas tradicionais de conservação implica o seu armazenamento em areia... o arejamento e secura evita o crescimento de fungos. Será uma questão de experimentar.
      Cumprimentos

      Eliminar