sexta-feira, 8 de junho de 2018

O "Sobreiro Assobiador" de Águas de Moura (Palmela) - Árvore Europeia de 2018

O "Sobreiro Assobiador" foi eleita a Árvore Europeia de 2018.

Este espectacular espécime de Quercus suber localiza-se em Águas de Moura, uma aldeia da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, concelho de Palmela, distrito de Setúbal.

Apesar de ter uma altura relativamente comum para um sobreiro (16 metros), as restantes dimensões são realmente excecionais para esta espécie... tronco com 5 metros de diâmetro e uma copa que cobre uma área aproximada de 660 m2, sendo necessário percorrer 91 metros para contornar toda a sua copa, a qual se apresenta com 29 metros de diâmetro.

Terá sido plantado em 1783, tendo 234 anos (em 2018). Apesar de atualmente se situar numa zona urbanizada, os proprietários (e/ou) habitantes tiveram o cuidado de o não abater, o que certamente justifica a sua longevidade e, consequentemente, as suas dimensões.

www.treeoftheyear.org

"O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783 em Águas de Moura, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Além do contributo para a indústria, é impossível quantificar o seu impacto na manutenção do ecossistema e no combate ao aquecimento global. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988 e e inscrito no Livro de Recordes do Guinness como "o maior sobreiro do mundo"!" (www.treeoftheyear.org)








Jornal do Pinhal Novo


Localização (Google Maps)


Sem comentários:

Enviar um comentário