domingo, 30 de outubro de 2011

Bolotas engarrafadas!

Este ano vamos utilizar um novo recipiente para a recolha de bolotas. Usaremos garrafões de água, nos quais lhes faremos alguns furos nos lados e no fundo para que possa existir ventilação e para que o excesso de água escoe.

Os garrafões são mais robustos que os sacos de plástico utilizados noutros anos, mas a principal vantagem que antevemos é o facto de podermos controlar melhor a quantidade de bolotas que vão sendo recolhidas.


Determinámos a quantidade de bolotas de carvalho-negral que cabem num garrafão de 5l de água. Para isso, colocámos 100 aquénios de cada vez.  Couberam mais de 500 (aproximadamente 100 bolotas/l).

No post anterior aludiu-se à quantidade de bolotas por kg. No entanto, no campo com vários alunos, não conseguimos saber com grande precisão a quantidade recolhida, a menos que se leve uma balança - tipo dinamómetro - mas neste caso teremos que andar constantemente a pesar vários sacos. Com os garrafões basta um olhar para fazemos essa estimativa .

Existe, no entanto, um inconveniente... para retirar as sementes dos garrafões necessitamos de uma dose q.b. de paciência uma vez que elas só saem uma a uma, ou de um canivete... pois teremos que destruir o garrafão!

(Nota: não utilizem garrafas de plástico como recipiente pois muitas bolotas não passam através do gargalo).

Sem comentários:

Enviar um comentário