quinta-feira, 31 de maio de 2012

Habitat e distribuição do carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi)

O carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi) é uma espécie característica do litoral centro e sul, encontrando-se maioritariamente na Península Ibérica. Em Portugal, distribui-se pelas Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve.
Habita preferencialmente margens de rios e ribeiros, encostas e fundos de vales, preferindo um clima mediterrâneo temperado e relativamente chuvoso. Distribui-se até aos 1000m de altitude, geralmente em solos ricos em sílica ou pobres em calcário.


(Acedo C., 2004)

Bibliografia:
Acedo C., 2004 - Taxonomia del genero Quercus
Flora Iberica
Portugal-Atlas do Ambiente

7 comentários:

  1. Boa tarde,

    Apesar de este post já ter algum tempo... fiquei com uma dúvida em relação à distribuição da duas sub-espécies de Q. faginea. No link que aqui deixo (naturlink), parece que o mapa de distribuição das duas sub-espécies é exactamente o oposto do que aqui é apresentado?!
    http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora/content/A-distribuicao-do-Carvalho-portugues?bl=1&viewall=true

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Não consegui abrir o link que enviou. De acordo com a Flora Iberica ()http://esqpalmeiras-m.ccems.pt/file.php/1/carecho/Bolota2011/02_041_03_Quercus.pdf) a subsp. broteroi é a que apresenta uma distribuição mais meridional.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. na verdade, o mapa da Naturlink (http://naturlink.pt/ResourcesUser/GaleriaFauna/A%20distribui%C3%A7%C3%A3o%20do%20Carvalho-portugu%C3%AAs3.jpg) tem as cores trocadas. Aqui está correcto.

      Eliminar
    3. Contudo, há uma troca no texto: geralmente em solos ricos em calcário ou pobres em sílica

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Após leitura do texto que aqui indicou, de facto, há contradição.
    Se pesquisar no google.pt "A distribuição do Carvalho-português" terá acesso ao artigo da naturlink.sapo.pt
    O mapa aí apresentado indica uma distribuição diferente. Este tema está a interessar-me bastante porque a ideia que eu tinha era a que vem indicada no texto que indicou e não a apresentada no artigo da naturlink.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar