segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estimativa da idade de um carvalho-negral (4)

A espessura do tronco deste carvalho aumentou mais rapidamente nos primeiros 30 anos, mantendo-se relativamente estável durante o resto da sua vida.

Observa-se também que o tronco é sempre mais espesso na base, a 1,3 metros de altura, do que a 7,5 metros de altura, facto normal no crescimento das árvores.

No entanto, o ritmo de crescimento a 7,5 metros de altura é mais elevado do que na base nas primeiras três décadas de vida da árvore, tornando-se menor com o passar dos anos.


Ao nível da base (a 1,3 metros de altura) o diâmetro do tronco aumentou, em média, 0,575 cm por ano, ou seja, 5,75 cm por década.

Se utilizarmos este valor como referência observamos que a espessura do tronco de um carvalho-negral, ao nível da base, aumenta cerca de 5 a 6 cm por década.

Assim, tendo esta árvore como referência, um carvalho-negral com um tronco com 1 palmo de diâmetro (cerca de 20-24 cm) terá cerca de 40 anos.

Realço, novamente, a imprecisão deste método pois muitos factores fazem variar o ritmo de crscimento de uma árvore - a sua própria idade, as condições climáticas e do solo onde cresce, secas e doenças, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário