Todos podemos participar, individual ou coletivamente.
As nossas florestas autóctones de carvalhos, sobreiros, azinheiras, carrascos, carvalhiças, etc. (todas estas espécies germinam a partir de bolotas) são um garante de biodiversidade e de recursos naturais.
Infelizmente a sua sobre-exploração não tem sido compensada, causando uma dramática redução destes valiosos habitats.
Podemos atenuar o declínio dos carvalhais, e até aumentar localmente a sua extensão, comemorando o Dia Mundial da Bolota.
Já há bolotas cheias de pressa para participar no 7º Dia Mundial da Bolota!
Para participar basta recolher previamente bolotas de carvalhos autóctones para que no dia 10 de novembro (ou outra data que vos seja mais conveniente) se realizem as seguintes actividades:
- semear bolotas no campo, a partir das quais se desenvolverão os carvalhos;
- semear bolotas em vasos, para no ano seguinte obter pequenos carvalhos para plantar;
- distribuir bolotas a elementos de uma organização - escolas, escuteiros, etc. - para que as possam semear no campo ou em vasos (terão pequenos carvalhos para serem plantados no próximo ano);
- dinamizar outro tipo de atividades, tais como caminhadas para semear bolotas, workshops sobre sementeira, elaboração de cartazes alusivos a esta data, oficinas de cozinha com receitas de com bolotas...
... ou qualquer ouro tipo de iniciativa que nos lembre que de uma só bolota pode nascer um arbusto, uma árvore ou uma floresta!
Só nestes recipientes estão cerca de 24.000 bolotas de carvalho-negral... mas isto foi em 2014. Este ano vamos recolher ainda mais!
A comemoração do Dia Mundial da Bolota não carece de nenhuma inscrição prévia.
No entanto, o estabelecimento de um contacto (por e-mail) permite-nos obter algum feedback sobre a dimensão desta iniciativa e possibilita-nos o envio de alguns materiais (também por e-mail) que poderão ser úteis, tais como o manual da bolota 2015 (pdf) e um ficheiro editável para a elaboração de pacotinhos para as bolotas, entre outros.
O contacto por e-mail também permite aos aderentes fazerem sugestões de atividades que possam enriquecer esta data.
Para aderirem a esta iniciativa, contactem-nos pelo seguinte e-mail: bologta@gmail.com
Solicitamos a indicação dos seguintes dados no e-mail:
- Nome da escola/instituição aderente/participante individual;
- Localidade;
- Nome do responsável/ dinamizador e cargo na instituição (ex: professor de Ciências Naturais);
- Público-alvo (ex. para instituições: alunos 8º ano; toda a escola); (ex. para participantes individuais: com a família; com amigos).
Contamos com a vossa participação de modo a que localmente possamos contribuir para a conservação e recuperação dos bosques e florestas autóctones.
E se possível, divulguem esta data para semearmos o Dia Mundial da Bolota um pouco por todo o lado.
Sem comentários:
Enviar um comentário