quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Importância ambiental do carvalho-negral: interacções intra-específicas


Recolha de bolotas de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) pela turma do 11ºA
Outubro de 2009
Muitos são "repetentes" do projecto "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela" no ano lectivo 2007/2008

Os bosques de carvalho-negral, tal como as restantes formações de árvores autóctones portuguesas, são riquíssimos do ponto de vista da biodiversidade. Inúmeras plantas, animais, fungos (e já agora, protistas e bactérias) instalam-se nestes bosque, constituído ecossistemas de enorme importância ambiental.

Na Serra da Estrela muitas árvores, arbustos e ervas podem ser encontradas juntamente com o carvalho-negral, referindo-se aqui algumas delas:

Árvores:
Carvalho-alvarinho (Quercus robur )
Tranazeira (Sorbus aucuparia)
Castanheiro (Castanea sativa)
Arbustos:
Giesteira-branca (Cytisus multiflorus)
Tojo-gadanho (Genista falcata)
Silva-comum (Rubus ulmifolius)
Sargaço (Cistus monspeliensis)
Urze-vermelha (Erica australis)
Pilriteiro (Crataegus monogyna)
Gilbardeira (Ruscus aculeatus)
Trivisco-fêmea (Daphne gnidium)
Estrato herbáceo:
Dedaleira (Digitalis purpurea)
Estrelamim (Aristolochia longa)
Clinopódio (Clinopodium vulgare)
Feto-ordinário (Pteridium aquilinum)
Escorodónia (Teucrium scorodonia)
Rabo-de-cão (Cynosurus echinatus)

Os carvalhais de Quercus pyrenaica são igualmente ricos em fauna. Muitos animais encontram aí abrigo e alimento, quer nos carvalhos, quer no solo que estas árvores produzem, quer ainda nas outras espécies vegetais que aí se encontram.

Mamíferos, répteis, anfíbios, aves e muito invertebrados dependem dos carvalhais. Um dos melhores exemplos desta interdependência é o gaio (Garrulus glandarius). Este corvídeo tem como principal alimento as bolotas. Recolhe-as durante a época de frutificação (ver blog dia 22/02/2010) e esconde-as um pouco por todo o lado para se alimentar delas durante o resto do ano. É um ave com excelente memória... mas são milhares as bolotas que enterra. Uma parte fica esquecida e pode germinar, nascendo mais carvalhos!

2 comentários:

  1. Quanto aos gaios, eu vejo muitas vezes 5 ou 6 carvalhos muito juntos, isso talvez tenha sido um "armazem" do gaio, pois aqui onde vivo há muitos.

    ResponderEliminar
  2. Se estiverem muito próximos de outro carvalho maior poedrão ser apenas o resultado da queda das bolotas dessa grande árvore ou "rebentos" a partir da sua raíz.

    ResponderEliminar