sexta-feira, 12 de março de 2010

Importância Económica das Florestas Autóctones

O azereiro (Prunus lusitanica) é uma das espécies autóctones raras em Portugal.

As espécies autóctones constituem uma elevada relevância económica, na medida em que estão mais adaptadas às condições do solo e clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas, em comparação com as espécies introduzidas, ajudando, também, na manutenção da fertilidade do espaço rural, do equilíbrio biológico das paisagens e da diversidade dos recursos genéticos;
São também componentes relevantes no pastoreio de ovinos, na actividade apícola e no suporte aos cogumelos silvestres, sendo igualmente importantes como locais de refúgio e reprodução para grande número de espécies animais autóctones (algumas delas em vias de extinção);
As florestas autóctones assumem um papel importante na produção de madeiras nobres e derivados.

Apesar da sua relevância na actividade económica as florestas autóctones estão sujeitas a ameaças como incêndios, pragas, doenças, invasão por espécies não autóctones e cortes prematuros e desordenados.
Florestas autóctones: área de árvores originárias do próprio território. São naturais da zona em questão, não foram importados.

Dia da floresta autóctone: Comemora-se a 23 de Novembro e foi estabelecido para divulgar a importância ambiental e económica da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição.

Cerca de 30% do território continental português é ocupado por florestas, o que representa uma mais-valia na conservação da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de CO2, na protecção do solo e do regime hídrico.

1 comentário:

  1. Atenção à formatação do texto prinicipal.
    Este texto está muito semelhante ao de ontem...
    A foto não é de um azinheiro... não será azereiro? Já agora, coloquem o seu nome científico.
    A parte final em letra menor (informação acessória)está bem consebida.

    ResponderEliminar