sexta-feira, 19 de março de 2010

O Castanheiro



Esta imagem mostra um castanheiro adulto.

O Castanheiro(Castanea sativa) é uma árvore de grande porte, da família Fagaceae cujo fruto é a castanha.
Esta árvore é de folha caduca e é muito comum no Interior Norte e Centro de Portugal sendo raro encontrar esta árvore no Sul. Esta árvore aos 8, 9, 10 anos de idade já começa a dar fruto embora apenas aos 20 anos é que este processo se torna regular. Durante toda a sua vida tem uma elevada produção e ,na sua vida, pode chegar a ter 45 metros de altura e a sua copa pode chegar a ter 30 a 40 metros de diâmetro. No início o Castanheiro tem uma crescimento rápido até aos 50, 60 anos de idade altura em que a velocidade do crescimento começa a diminuir.
O Castanheiro é uma das árvores com maior longevidade chegando algumas a ter 3000 anos. É a árvore que mais anos pode viver na Europa e é chamada de "a árvore milenar".
.

A folha de um castanheiro e ao lado o seu fruto (a castanha)

As folhas de um castanheiro têm entre 10 a 20 cm, são dentadas, são mais claras na página inferior e translúcidas quando trepassadas pelos raios solares

Existem, ainda, 2 tipos de castanheiros: os Castanheiros bravos e os Castanheiros Mansos. Os primeiros são muito usados na produção de madeira e os outros na produção de castanhas.

A 1ª imagem foi recolhida do site http://www.oleiroscastelobranco.files.com/ e a 2ª imagem de http://www.wikipedia.org/.

1 comentário:

  1. Rever o texto ao nível da expressão escrita.
    Deverão referir mais elementos identificativos desta árvore.

    ResponderEliminar