terça-feira, 16 de março de 2010

Amieiro (Alnus glutinosa)

Amieiro (Alnus glutinosa)



O Amieiro (Alnus glutinosa), também conhecido por Alder, é uma árvore ripícola mediterrânea que cresce em regiões de clima temperado húmido. O Amieiro é uma árvore que atinge uma altura máxima de 35 m e raramente ultrapassa os 120 anos de idade.


As folhas são caducas, simples, verde-escuras brilhantes na página superior e verde mais claro na página inferior, redondas e com 4 a 10 cm de comprimento, 7,5 cm de largura e 5 a 8 pares de nervuras laterais; as margens são duplamente dentadas com longos pêlos amarelos nas axilas das nervuras.


A casca é um ritidoma liso e lustroso cinzento-escuro durante os primeros 20-30 anos, passa a ser acastanhado-enegrecido, primeiro com o aspecto escamado e depois gretado (longitudinais), mas sem descasque.


Os frutos são pequenos cones globosos com pedúnculo vermelho, de 1 a 2 cm de comprimento, contêm sâmaras com uma asa estreita que se dispersam no Outono.


É originária da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África; espontânea em Portugal.


Ripícola: Que vive nas ribas ou margens dos rios
Pedúnculo: pé ou haste da flor ou do fruto.

http://asminhasplantas.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

1 comentário:

  1. Atenção à formatação do texto.
    Indiquem no final, em letra menor, o que significa ripícola.
    Descrevam um pouco mais a folha e a casca que são excelentes elementos de identificação. A folha é caduca ou persistente?
    O fruto é uma espécie de pinha???
    Só existe em Trás-os-montes?
    No final existe uma imagem que não se consegue visualizar.

    ResponderEliminar