O Amieiro (Alnus glutinosa), também conhecido por Alder, é uma árvore ripícola mediterrânea que cresce em regiões de clima temperado húmido. O Amieiro é uma árvore que atinge uma altura máxima de 35 m e raramente ultrapassa os 120 anos de idade.
As folhas são caducas, simples, verde-escuras brilhantes na página superior e verde mais claro na página inferior, redondas e com 4 a 10 cm de comprimento, 7,5 cm de largura e 5 a 8 pares de nervuras laterais; as margens são duplamente dentadas com longos pêlos amarelos nas axilas das nervuras.
A casca é um ritidoma liso e lustroso cinzento-escuro durante os primeros 20-30 anos, passa a ser acastanhado-enegrecido, primeiro com o aspecto escamado e depois gretado (longitudinais), mas sem descasque.
Os frutos são pequenos cones globosos com pedúnculo vermelho, de 1 a 2 cm de comprimento, contêm sâmaras com uma asa estreita que se dispersam no Outono.
É originária da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África; espontânea em Portugal.
Ripícola: Que vive nas ribas ou margens dos rios
Pedúnculo: pé ou haste da flor ou do fruto.
http://asminhasplantas.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
Atenção à formatação do texto.
ResponderEliminarIndiquem no final, em letra menor, o que significa ripícola.
Descrevam um pouco mais a folha e a casca que são excelentes elementos de identificação. A folha é caduca ou persistente?
O fruto é uma espécie de pinha???
Só existe em Trás-os-montes?
No final existe uma imagem que não se consegue visualizar.