terça-feira, 31 de maio de 2011

Quercus canariensis - um carvalho diferente no nosso bolotário

O carvalho-de-monchique (Quercus canariensis) é uma espécie de carvalho portuguesa. No entanto, é desconhecida da maioria de nós pois a sua distribuição no nosso país restringe-se à Serra de Monchique (Algarve).
Se nunca visitaram esta serra não deixem de o fazer numa próxima deslocação ao Algarve. Para além das praias, esta região de Portugal apresenta características geomorfológicas e ecológicas, marcadamente de carácter mediterrâneo, de enorme valor. Pena é que seja apenas famosa pelas suas praias - que, diga-se, são excelentes - mas muito mais há para desfrutar.

Exemplar de carvalho-de-monchique no nosso bolotário

Um pouco por esta serra podemos encontrar esta espécie. Na estrada entre Monchique e Alferce existe um exemplar de grandes dimensões que é considerada "Árvore classificada". Junto a ela existe um local onde os carros estacionam.
Mesmo encostado ao alcatrão, contrariando todas as probabilidades, estava um pequeno carvalhito recentemente germinado. Qualquer carro que ali estacionasse, qualquer peão que por lá passasse ou a próxima limpeza da berma da estrada teria como resultado a morte desta pequena árvore. Por isso mesmo retirámo-la desse local e adicionámo-la ao nosso bolotário.

Grande Quercus canariensis -  árvore classificada - que pode ser observada entre Monchique e Alferce

Mas queremos deixar aqui um alerta: em circunstâncias normais nunca se deve retirar este tipo de árvore do seu habitat natural (um "parque de estacionamento" não é o habitat que assegure a sobrevivência de uma árvore);
Também tem que se ter cuidado na introdução de uma espécie num local onde ela não existe naturalmente pois poderá ocupar o lugar das espécies autóctones (as geadas da Covilhã não deverão permitir o desnvolvimento de descendência desta árvore e ela não será colocada fora do recinto da escola onde, aliás, existem várias espécies introduzidas como, por exemplo, as palmeiras que até dão o nome à nossa escola).

6 comentários:

  1. Carvalhiça, roble, negral, português, azinheira, sobreiro,
    Possuo todos os Quercus portugueses, menos este.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. E o carrasco também tem? Desenvolvem-se todos bem no local onde estão?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Também tenho o carrasco. Ele abunda no Douro, onde habito, pelo que jogando em casa só se pode dar bem!...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Esta espécie não ocorre apenas em Monchique. Ocorre noutros pontos do interior algarvio, mesmo no sotavento. Contudo os locais não podem ser divulgados, dada a vulnerabilidade e a raridade da espécie. No passado este carvalho foi comum em boa parte das serranias do Algarve e do Baixo Alentejo. Contudo a acção humana quase extinguiu esta espécie em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. PS: tenho bolotas de Quercus canariensis colhidas num vale perdido em pleno sotavento algarvio...

    ResponderEliminar