As gemas deste pequeno carvalho-negral encontram-se em perfeitas condições. O caule está de excelente saúde, caso contrário não teria esta pigmentação esverdeada, sinal da sua capacidade fotossintética.
As folhas irão desenvolver-se a partir das gemas - este tema já foi abordado neste blog (http://bologta.blogspot.pt/2011/03/de-onde-surgem-as-folhas-num-carvalho.html).
Se as gemas estiverem bem de saúde então a planta está viva e, mais cedo ou mais tarde, surgirão as primeiras folhas.
O topo deste carvalhito já estava "seco", mas na sua base existem provas da sua vitalidade - as gemas irão desenvolver-se formando pequenos ramos ou novas folhas.
Mesmo assim, e pela nossa experiência - sobretudo com o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) - mesmo que toda a parte aérea da planta esteja morta, quer pela adversidade do tempo quer por ação dos herbívoros, frequentemente surgem da bolota que ainda se encontra enterrada no solo novas projeções que irão formar novos caules e despontarão novas folhas.
Apesar de aparentemente morto, este pequeno carvalho-negral foi plantado na natureza. Existe uma grande probabilidade de se regenerar a partir de células ainda vivas da parte subterrânea.
Nas nossas plantações utilizamos também os pequenos carvalhos que parecem já ter morrido. Frequentemente ficamos surpreendidos com o "ressuscitar" de alguns exemplares. Nunca menosprezem um pequeno carvalho. A sua resistência e resiliência são algumas das suas principais características.
Saudações!
ResponderEliminarSou brasileiro e obtive algumas bolotas quando estive em Lisboa e em Londres em novembro de 2012.Não sei quais são as espécimes, sei que colhi as bolotas dos carvalhos mais comuns de seus parques.
Obrigado pelo blog estou aprendendo sobre tais árvores!
A minha duvida é a seguinte: quanto tempo uma bolota sobrevive sem ser plantada? Posso plantar aqui no hemisfério em qualquer época do ano, já que as estações não são rígidas?
Parabéns pelo blog!
Olá. Geralmente as bolotas perdem a capacidade germinativa após meio ano desde a sua maturação. Frequentemente, as bolotas armazenadas podem morrer precocemente se desidratarem em demasia. Coloque as bolotas em água... as que ficarem no fundo (mais densas) ainda estão hidratadas e o embrião ainda estará vivo. Como colheu as bolotas em Novembro, aconselho que faça a sementeira das que ainda estão vivas o mais brevemente possível. Algumas, provavelmente, já terão iniciado a sua germinação, observando-se o início da raiz.
EliminarAlguns carvalhos conseguem-se desenvolver no Brasil. Nada como experimentar.
Cumprimentos e obrigado pelo apoio.