Muitos participantes neste evento têm agora várias pequenas árvores em casa que ainda não foram plantados. O que fazer com elas?
Estes dois carvalhitos (e muitos outros) só serão plantados no próximo outono
Apesar de já estarmos em abril, ainda podem ser plantados em locais onde o solo esteja com um elevado conteúdo em água e que mantenha um nível de hidratação suficientemente elevado durante o verão (consulte o post "Como plantar uma árvore" http://bologta.blogspot.pt/2013/01/como-plantar-uma-arvore.html).
Alguns carvalhos, tais como o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur) desenvolvem-se bem nas proximidades de cursos de água.
Dois carvalhitos com a mesma idade mas com tamanhos diferentes.
Um recipiente maior permite um melhor crescimento.
Outra possibilidade, mais aconselhável, é a sua manutenção em vasos durante o verão. A mudança para um recipiente maior permite um maior desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, da parte aérea. É necessário, no entanto, prestar atenção a alguns pormenores:
- a rega deve ser regular e não deve realizar-se na altura mais quente do dia;
- durante a primavera os carvalhitos devem apanhar sol direto; no verão deverão ficar mais resguardados, sob uma sombra;
- se permanecerem no interior de uma habitação esse local não deverá ser muito quente - há a tendência para se pensar que ao estar abrigado da luz está protegido do calor... mas locais com sombra podem estar bem mais quentes do que os expostos diretamente ao sol;
- os vasos, especialmente recipientes transparentes, facilmente sobreaquecem com a exposição excessiva ao sol, destruindo-se as raízes mesmo com elevada disponibilidade de água no solo;
- se possível, transplantar os carvalhos para vasos maiores, tendo o cuidado de perturbar pouco a raiz, regando abundantemente antes e depois do processo.
Sem comentários:
Enviar um comentário