segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ainda não plantei os meus carvalhitos. O que fazer com eles?

Este inverno chuvoso não foi muito convidativo para a realização de atividades ao ar livre, tais como a plantação dos carvalhitos que germinaram das bolotas distribuídas no Dia Mundial da Bolota.

Muitos participantes neste evento têm agora várias pequenas árvores em casa que ainda não foram plantados. O que fazer com elas?

Estes dois carvalhitos (e muitos outros) só serão plantados no próximo outono

Apesar de já estarmos em abril, ainda podem ser plantados em locais onde o solo esteja com um elevado conteúdo em água e que mantenha um nível de hidratação suficientemente elevado durante o verão (consulte o post  "Como plantar uma árvore" http://bologta.blogspot.pt/2013/01/como-plantar-uma-arvore.html).

Alguns carvalhos, tais como o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur) desenvolvem-se bem nas proximidades de cursos de água.

Dois carvalhitos com a mesma idade mas com tamanhos diferentes.
Um recipiente maior permite um melhor crescimento.

Outra possibilidade, mais aconselhável, é a sua manutenção em vasos durante o verão. A mudança para um recipiente maior permite um maior desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, da parte aérea. É necessário, no entanto, prestar atenção a alguns pormenores:

- a rega deve ser regular e não deve realizar-se na altura mais quente do dia;

- durante a primavera os carvalhitos devem apanhar sol direto; no verão deverão ficar mais resguardados, sob uma sombra;

- se permanecerem no interior de uma habitação esse local não deverá ser muito quente - há a tendência para se pensar que ao estar abrigado da luz está protegido do calor... mas locais com sombra podem estar bem mais quentes do que os expostos diretamente ao sol;

- os vasos, especialmente recipientes transparentes, facilmente sobreaquecem com a exposição excessiva ao sol, destruindo-se as raízes mesmo com elevada disponibilidade de água no solo;

- se possível, transplantar os carvalhos para vasos maiores, tendo o cuidado de perturbar pouco a raiz, regando abundantemente antes e depois do processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário