As maiores bolotas dos carvalhos autóctones portugueses são de carvalho-negral (Quercus pyrenaica). As dimensões médias dos aquénios (o aquénio corresponde à bolota sem a cúpula) variam entre os 15 a 45 mm de comprimento por 10 a 25 mm de largura. Um aquénio "jeitoso" de carvalho-negral pesa cerca de 10g, mas a maioria apresenta um peso inferior. A maioria das espécies nacionais apresentam dimensões menores.
A variedade intraespecífica e as condições edafo-climáticas de um local influenciam, dentro de certos limites, as dimensões de uma semente.
Esta bolota foi recolhida de um carvalho-negral na freguesia do Ferro, concelho da Covilhã, durante o mês de novembro As restantes bolotas eram também de grande dimensões (cerca de 15g cada aquénio), mas esta era realmente gigante - 20,41g. Para nós, um verdadeiro record!
Esta bolota já foi semeada. Estamos agora um pouco na espectaitva... como será o carvalho que resultará da sua germinação? Desenvolver-se-à melhor do que os outros? Aguardemos...
Sem comentários:
Enviar um comentário