terça-feira, 9 de abril de 2013

Quanto pode pesar o aquénio de uma bolota?

As maiores bolotas dos carvalhos autóctones portugueses são de carvalho-negral (Quercus pyrenaica). As dimensões médias dos aquénios (o aquénio corresponde à bolota sem a cúpula) variam entre os 15 a 45 mm de comprimento por 10 a 25 mm de largura. Um aquénio "jeitoso" de carvalho-negral pesa cerca de 10g, mas a maioria apresenta um peso inferior. A maioria das espécies nacionais apresentam dimensões menores.

A variedade intraespecífica e as condições edafo-climáticas de um local influenciam, dentro de certos limites, as dimensões de uma semente.

Esta bolota foi recolhida de um carvalho-negral na freguesia do Ferro, concelho da Covilhã, durante o mês de novembro As restantes bolotas eram também de grande dimensões (cerca de 15g cada aquénio), mas esta era realmente gigante - 20,41g. Para nós, um verdadeiro record!


Esta bolota já foi semeada. Estamos agora um pouco na espectaitva... como será o carvalho que resultará da sua germinação? Desenvolver-se-à melhor do que os outros? Aguardemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário