quarta-feira, 21 de março de 2012

O Dia da Árvore - as primeiras folhas

Comemora-se hoje em Portugal o "Dia da Árvore" e estes seres também  parecem comemorar esta data. É por esta altura que nas espécies de folha caduca e/ou marcescente começam a despontar as primeiras folhas.

Este ano, devido à forte seca, há um pormenor que convém salientar: em muitas espécies, as folhas recém formadas são geralmente mais tomentosas (cobertas de pêlos) do que as mais velhas.

O tomento mais desenvolvido revela uma adaptação decisiva para o desenvolvimento destes órgãos. As jovens folhas perdem água com grande facilidade. A cutícula, que ainda se encontra em formação, ainda não é muito eficaz na conservação da água dentro da folha. A função do tomento torna-se assim crucial.

Uma densa camada de pêlos em redor da folha mantém a humidade à sua volta e diminui a acção desidratante do vento, muito comum nesta época. Esta "mini-atmosfera" húmida criada pelo tomento evita o emurchimento precoce da folha, permitindo o seu bom desenvolvimento.

 Carvalho-de-monchique do nosso "bolotário" - as primeiras folhas desta primavera vêm aumentar a copa deste pequeno exemplar 

 O carvalho-negral na Serra da Estrela - nos poucos carvalhais que ainda restam as primeiras folhas do ano apresentam uma coloração original, embora efémera

Sem comentários:

Enviar um comentário